Vantagens da utilização da Ponteira Philips

Vantagens da utilização da Ponteira Philips e seus modelos

Está procurando a melhor forma para realizar a fixação das peças de seu projeto? Os parafusos de cabeça Philips podem ser a melhor opção. Práticos e duráveis, eles estão entre os mais utilizados em diversos setores da indústria.

Porém a sua praticidade só é possível graças a utilização de uma parafusadeira que permite o encaixe das ponteiras tipo Philips e que tornam todo o processo mais simples, rápido e eficiente. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse tipo de ponteira, suas características, modelos e vantagens no uso cotidiano.

Ponteira Philips ao longo dos anos

A ponta tipo Philips teve o seu design introduzido em 1934 através do empresário Henry Frank Phillips, que possuía empresa na cidade de Portland, no estado de Oregon nos Estados Unidos. Pelas suas características de segurança e eficiência, ela logo começou a ser utilizada em grande escala, especialmente pela indústria automotiva, que vivia grandes expansão na época.

Entre as principais características da utilização da ponteira Philips estão sua eficiência e resistência, além de fácil remoção. Esse tipo de ponteira pode ser utilizada em diferentes tipos de cabeça Philips – também conhecida como fenda cruzada – como a panela, lentilha e redonda.

As ponteiras Philips podem ser encontradas em dois tamanhos de acordo com seu formato: as simples (ou de 1/4″) ou as duplas (de 7/16”). Fabricadas com aço especial mais durável, esse tipo de ponteira pode ser dividida em três tipos básicos, de acordo com a sua função. 

Tipos de ponteiras Phillips

Vantagens da utilização da Ponteira Philips e seus modelos

As ponteiras Philips são divididas de acordo com a sua resistência e uso em três tipos distintos: X, I e R. Vamos saber mais sobre eles.

Ponteira Philips tipo X: Modelo mais comum e utilizado na maioria dos projetos onde são necessários torques básicos e médios, sem impacto no final do aperto. Pode ser utilizado na fixação de diversos tipos de materiais, das madeiras aos plásticos macios.

Ponteira Philips tipo I: Quando a ponteira apresenta uma taxa de quebra 15% ou superior, é preciso utilizar esse modelo, menos resistente a oxidação e desgaste, porém mais resistente a torques mais elevados. É o modelo ideal para utilizar em materiais mais duros de setores da indústria e construção civil.

Ponteira Philips tipo R: Raramente utilizado, esse modelo só é necessário em máquinas com grande impacto em indústrias e manutenções. Seu torque é muito mais elevado se comparado com os outros modelos.

Vantagens do uso das ponteiras Phillips

Vantagens da utilização da Ponteira Philips e seus modelos

Algumas vantagens do uso de uma ponteira para parafuso com cabeça de fenda cruzada em uma parafusadeira incluem:

Melhor precisão: As ponteiras permitem que você trabalhe com maior precisão ao parafusar, tornando mais fácil alcançar um encaixe perfeito com o parafuso. Isso ajuda a evitar que o parafuso saia do lugar ou que a cabeça seja danificada durante o processo de aperto.

Velocidade e eficiência: Usar esse tipo de ponteira em uma parafusadeira elétrica aumenta a velocidade e a eficiência do trabalho, pois as parafusadeiras permitem que você trabalhe rapidamente e com menos esforço do que se estivesse apertando parafusos manualmente.

Versatilidade: As ponteiras são versáteis e podem ser usadas em vários tipos de parafusos com essa configuração de cabeça. Isso significa que você não precisa se preocupar em ter diferentes tipos de ponteiras para diferentes tipos de parafusos.

Maior durabilidade: As ponteiras Philips são feitas de materiais duráveis, como aço de alta qualidade. Isso significa que elas são menos propensas a desgastes ou quebras com o uso regular, o que pode ajudar a prolongar a vida útil da sua parafusadeira e das ponteiras.

Porém a utilização das Ponteiras Philips merecem atenção especial ou seu projeto poderá apresentar problemas, especialmente se o parafuso não for fixado de forma correta, isso pode causar danos tanto a estrutura do projeto, quanto as fendas da ponteira, que podem ficar desgastada se não forem corretamente encaixadas.

Outro detalhe importante é em relação a potência do torque. A utilização de força excessiva pode comprometer a qualidade da ponteira e levar a quebras de suas pontas, portanto leia com cuidado os manuais de instrução e siga elas corretamente.

Acesse o nosso site e conheça nossa variedade de parafusos e outros produtos para o seu projeto. Qualquer dúvida entre em contato com nossos vendedores, sempre pronto para solucioná-las.

Você também pode se interessar por:

Receba nossas novidades: